Alface, beterraba, brócolis, coentro, couve e salsinha. Tudo muito verdinho, fresco e livre de agrotóxicos. Cultivadas numa área de 5 mil m², essas hortaliças surgem após o trabalho pesado de seis agricultores, que iniciaram as produções entre os meses de maio e junho. Em pouco mais de dois meses já foram produzidos 2.317 quilos de alimentos variados.
A nova horta é fruto da parceria com a Enel Brasil, que cedeu a área - que antes era um depósito de lixo e detritos que prejudicava a comunidade do entorno - , além do apoio do do Consulado Geral da República Tcheca, do Banco Santander, Deutsche Bank e Yara Fertilizantes. Essa horta se junta a outras 32 da organização Cidades Sem Fome, que também faz projetos de hortas em escolas e presta apoio a pequenos agricultores urbanos, metropolitanos e/ou rurais, por meio da criação de um fundo de investimento para produtores que não possuem acesso ao sistema financeiro tradicional para a sua produção agrícola.
A área da horta de Itaquera já promoveu também cursos de capacitação de jardinagem, de produção de mudas de hortaliças, de compostagem e de aproveitamento integral dos alimentos.
Endereço: Rua Flor de Pelicano, nº 155. Itaquera.
Contatos:
ONG CIDADES SEM FOME - Alimento para o mundo.
Instagram: @cidadessemfome
Whatsapp: (11) 99820-5784
E-mail: comunicacao@ocsf.com.br
תגובות